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PSV agora é PBM
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1.35 milhões de  vidas

são perdidas anualmente no trânsito, em todo o mundo

Fonte: OMS,2018.

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A cada 23 segundos

uma pessoa perde a vida no trânsito, no mundo

Fonte: OMS,2018.

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No mundo, o trânsito é a maior causa de morte de

jovens entre 10 e 19 anos

Fonte: OMS, 2017.

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64 a 100 bilhões de dólares

por ano é o custo econômico global estimado de sinistros de trânsito

Fonte: GLOBAL DESIGNING CITIES INITIATIVE. Guia global de desenho de ruas. São Paulo: SENAC, 2018.

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90% é o risco

de fatalidade para um pedestre atropelado por um automóvel trafegando a 60km/h

Fonte: GLOBAL DESIGNING CITIES INITIATIVE. Guia global de desenho de ruas. São Paulo: SENAC, 2018.

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No Brasil

400 mil pessoas

perderam a vida no sistema viário de 2010 a 2019

Fonte: MS/SVS/CGIAE – Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM
.

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Em São Paulo em 2019,

77% dos feridos

em sinistros de trânsito eram pedestres, ciclistas ou motociclistas

Fonte: CET-SP, 2020.

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R$ 50 bilhões

é o quanto o Brasil perde anualmente com sinistros de trânsito

Fonte: Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil, IPEA, 2020.

Nenhuma morte no trânsito é aceitável

É nisso que acreditamos e para isso que trabalhamos

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O Painel Brasileiro da Mobilidade é pautado pela Visão Zero, abordagem que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável, estabelecendo a ambiciosa meta de atingir zero mortes no trânsito.

Nessa abordagem sistêmica, a responsabilidade é compartilhada entre usuários e o poder público, que deve projetar um sistema de mobilidade que seja seguro e estimule a conduta com segurança. Esse é o princípio dos Sistemas Seguros.

Estes princípios vêm mudando a forma de abordar a segurança viária em todo o mundo, priorizando a vida, a segurança e o direito à mobilidade. Veja os principais conceitos dessas abordagens:

O que é e quem faz o Painel Brasileiro da Mobilidade

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O Painel Brasileiro da Mobilidade (antes “Painel da Segurança Viária”) é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial que tem como objetivo contribuir para reduzir os impactos ambientais da mobilidade, que aumente a qualidade de vida das pessoas e contribua para zerar as mortes no trânsito nas cidades brasileiras.

Instituto Cordial é um think and do tank (centro de articulação e pesquisa) independente e apartidário que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.

Saiba mais aqui.

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Cenário de referência

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Dados e indicadores

A origem do PBM

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O Painel Brasileiro da Mobilidade (antes “Painel da Segurança Viária”) é um desdobramento do estudo realizado em 2018 pelo Instituto Cordial em parceria com o WRI Brasil, no contexto da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. Este estudo compôs o diagnóstico para o Plano de Segurança Viária de São Paulo, lançado pela Prefeitura em abril de 2019.

Em 2019 expandimos o estudo para criar a iniciativa “Painel da Segurança Viária – São Paulo”, em parceria com o WRI Brasil, Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e Vital Strategies. No ciclo 2020 aprofundamos a iniciativa na capital com um Termo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo para desenvolver, de maneira inédita, bancos de dados de todas as intervenções em segurança viária realizadas na cidade.

Em 2021 acontece a maior expansão do PSV, contando com a entrada em mais três capitais brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Já em 2022, expandimos o nosso olhar e o “Painel da Segurança Viária” passa a se chamar Painel Brasileiro da Mobilidade, abarcando outras vertentes da mobilidade segura e sustentável.

Agenda nacional

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