No último dia 31/05/2019 foi realizado o evento de abertura do Painel da Segurança Viária – São Paulo, projeto realizado pelo Instituto Cordial em parceria com o WRI Brasil, Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e Vital Strategies com patrocínio do Itaú. O evento contou com a presença de representantes de organizações no campo da mobilidade, como o ITDP, Ciclocidade, Grow Mobility (Yellow e Grin), IFood, Tembici, GreenPeace, Instituto Tellus, Sampapé, além de representantes da CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).
O que é o Painel da Segurança Viária – São Paulo
O Painel da Segurança Viária é um projeto que busca criar espaços de discussão no campo da mobilidade segura baseada em evidências, articulando atores e organizações para aprofundar o debate sobre as relações entre os acidentes e as características do sistema viário da cidade.
O projeto é realizado em ciclos anuais com base na pesquisa anual de segurança viária desenvolvida pelo Instituto Cordial e é um desdobramento do estudo realizado em 2017 com o WRI Brasil. O Painel visa acompanhar padrões e tendências na forma como os acidentes se comportam na cidade e contribuir com o embasamento e direcionamento de ações e intervenções voltadas à mobilidade urbana.
Pesquisa anual de segurança viária desenvolvida pelo Instituto Cordial + discussão aberta dos dados e levantamento de novas hipóteses = Painel da Segurança Viária
Como foi o Seminário de Abertura
No Seminário de Abertura, Luis Fernando Villaça Meyer, Diretor de Operações do Instituto Cordial, começou com uma retrospectiva do estudo encomendado que o Instituto Cordial realizou em 2018 em parceria com o WRI Brasil, no contexto da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no trânsito, para compor o diagnóstico para a elaboração do Plano de Segurança Viária de SP (lançado no dia 17 de abril de 2019). Nesse estudo foi analisado 2.350 quilômetros de vias (cerca de 15% do território da cidade) e 35% dos acidentes viários entre 2013 a 2017.
O objetivo central do estudo foi identificar correlações entre as características dos acidentes de trânsito com as características do sistema viário, como largura de calçada, comprimento da quadra, presença de ciclovia, presença de radar, faixas de pedestres etc.
A Gerente de Segurança de Tráfego da CET, Heloisa Martins, comentou sobre a participação da CET no trabalho e sobre a utilidade dos resultados na elaboração e na implementação do Plano de Segurança Viária para uma nova interpretação do espaço. Segundo Heloisa, “o que é excelente no trabalho do Instituto Cordial é atualizar a forma de compreender e permitir uma dinâmica muito mais efetiva para a nossa ação, através da tradução espacial das informações que a gente tinha no banco de dados”.
Plano de Segurança Viária de São Paulo
Os principais resultados do estudo estão na sessão 9 do Plano de Segurança Viária fala sobre “Relação entre elementos de infraestrutura e acidentalidade: análises territoriais dos acidentes de trânsito”. Veja neste link.
Diogo Dias Lemos, analista de segurança viária do WRI Brasil, explicou sobre os princípios da Visão Zero, como nenhuma fatalidade no trânsito é aceitável, que pessoas comentem erros e o sistema viário deve protegê-las. Para implementar esses princípios, Diogo ressaltou a importância de se intervir no sistema viário baseado em evidências e de um profundo entendimento do território, onde se insere o estudo realizado pelo Instituto Cordial em parceria com o WRI Brasil e a identificação de 200 pontos mais críticos para serem priorizados no contexto da implementação do Plano de Segurança Viária.
Hannah Machado, coordenadora de mobilidade e desenho urbano da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, apresentou o cenário global das fatalidades no trânsito no mundo e a necessidade de se atuar de forma estratégica nessa questão. Nesse sentido, citou a importância em atuar baseado em evidências para definir os pontos prioritários de intervenções e direcionar de forma mais qualificada políticas públicas e diretrizes de desenho urbano.
O evento caminhou para a explicação do Painel da Segurança Viária – São Paulo, que será um desdobramento do estudo realizado anteriormente e que terá como foco ampliar as análises para 100% da cidade, 100% dos acidentes viários de 2013 a 2018. De acordo com Luis Fernando, “o Painel busca criar espaços de discussão sobre os dados, envolvendo o poder público, organizações que lidam com mobilidade e sociedade civil para desenvolver conhecimento aplicado e evidências que contribuam com ações e intervenções urbanas voltadas à mobilidade segura.”
Próximos passos
No mês de julho acontecerão workshops com organizações para o levantamento de hipóteses dos dados, que serão usados como subsídios para novas análises pelo Instituto Cordial. Em setembro haverá o evento de apresentação dos resultados preliminares e em novembro o relatório final e a disponibilização dos dados.