1.35 milhões de vidas
são perdidas anualmente no trânsito, em todo o mundo
Fonte: OMS,2018.
A cada 23 segundos
uma pessoa perde a vida no trânsito, no mundo
Fonte: OMS,2018.
No mundo, o trânsito é a maior causa de morte de
jovens entre 10 e 19 anos
Fonte: OMS, 2017.
64 a 100 bilhões de dólares
por ano é o custo econômico global estimado de sinistros de trânsito
Fonte: GLOBAL DESIGNING CITIES INITIATIVE. Guia global de desenho de ruas. São Paulo: SENAC, 2018.
90% é o risco
de fatalidade para um pedestre atropelado por um automóvel trafegando a 60km/h
Fonte: GLOBAL DESIGNING CITIES INITIATIVE. Guia global de desenho de ruas. São Paulo: SENAC, 2018.
No Brasil
400 mil pessoas
perderam a vida no sistema viário de 2010 a 2019
Fonte: MS/SVS/CGIAE – Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM
.
Em São Paulo em 2019,
77% dos feridos
em sinistros de trânsito eram pedestres, ciclistas ou motociclistas
Fonte: CET-SP, 2020.
R$ 50 bilhões
é o quanto o Brasil perde anualmente com sinistros de trânsito
Fonte: Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil, IPEA, 2020.
Nenhuma morte no trânsito é aceitável
É nisso que acreditamos e para isso que trabalhamos
_____
O Painel Brasileiro da Mobilidade é pautado pela Visão Zero, abordagem que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável, estabelecendo a ambiciosa meta de atingir zero mortes no trânsito.
Nessa abordagem sistêmica, a responsabilidade é compartilhada entre usuários e o poder público, que deve projetar um sistema de mobilidade que seja seguro e estimule a conduta com segurança. Esse é o princípio dos Sistemas Seguros.
Estes princípios vêm mudando a forma de abordar a segurança viária em todo o mundo, priorizando a vida, a segurança e o direito à mobilidade. Veja os principais conceitos dessas abordagens:
O que é e quem faz o Painel Brasileiro da Mobilidade
_____
O Painel Brasileiro da Mobilidade (antes “Painel da Segurança Viária”) é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial que tem como objetivo contribuir para reduzir os impactos ambientais da mobilidade, que aumente a qualidade de vida das pessoas e contribua para zerar as mortes no trânsito nas cidades brasileiras.
Instituto Cordial é um think and do tank (centro de articulação e pesquisa) independente e apartidário que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.
Cenário de referência
Dados e indicadores
A origem do PBM
_____
O Painel Brasileiro da Mobilidade (antes “Painel da Segurança Viária”) é um desdobramento do estudo realizado em 2018 pelo Instituto Cordial em parceria com o WRI Brasil, no contexto da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. Este estudo compôs o diagnóstico para o Plano de Segurança Viária de São Paulo, lançado pela Prefeitura em abril de 2019.
Em 2019 expandimos o estudo para criar a iniciativa “Painel da Segurança Viária – São Paulo”, em parceria com o WRI Brasil, Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e Vital Strategies. No ciclo 2020 aprofundamos a iniciativa na capital com um Termo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo para desenvolver, de maneira inédita, bancos de dados de todas as intervenções em segurança viária realizadas na cidade.
Em 2021 acontece a maior expansão do PSV, contando com a entrada em mais três capitais brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Já em 2022, expandimos o nosso olhar e o “Painel da Segurança Viária” passa a se chamar Painel Brasileiro da Mobilidade, abarcando outras vertentes da mobilidade segura e sustentável.